quarta-feira, 1 de abril de 2009

Bate-Bola - Às Sextas-feiras!

Bate Bola após sessão da peça Chapetuba F.C., no Teatro de Arena

Os convidados do primerio debate são:
Basílio, Toninho Cecílio, Carlos Cereto, Sílvio Luiz e Ary Toledo

O espetáculo Chapetuba Futebol Clube voltou ao palco do Teatro de Arena Eugênio Kusnet, 50 anos depois da primeira montagem, por meio do Projeto Arena da Fundação Nacional de Artes (Funarte). No enredo, o futebol está em cena, revelando contradições pessoais e sociais vividas com o humor e a paixão que esse esporte sempre despertou no povo brasileiro.

Após as apresentações dos dias 3, 10 e 17 de abril, três sextas-feiras consecutivas, o diretor José Renato receberá convidados especiais para o Bate Bola: debates abertos a todos os presentes, tendo como foco a cultura e o esporte, neste caso o futebol. Os convidados são profissionais do mundo esportivo, jornalistas e artistas; personalidades que continuam escrevendo e acompanhando a história do futebol e do teatro brasileiro.

Cronograma do Bate Bola:

3 de abril
Boleiros: Basílio e Toninho Cecílio
Jornalistas: Carlos Cereto e Sílvio Luiz
Artista: Ary Toledo

10 de abril
Boleiro: Wladimir
Jornalistas: Alberto Helena Jr., André Rizek e Fernando Solera
Artista: Etty Frazer

17 de abril
Boleiros: Ademir da Guia e Vampeta
Jornalistas: Cleber Machado e Mauro Beting
Artista: Chico de Assis

Chapetuba Futebol Clube
Texto: Oduvaldo Vianna Filho
Direção: José Renato.
Elenco: Fábio Pinheiro, Pedro Monticelli, Fernando Prata, Flávio Kena, Luiz Fernando Albertoni, Fernanda Sanches, João Ribeiro, Emerson Natividade, Vinicius Meloni e Álvaro Gomes.
Bate Bola: Dias 3, 10 e 17 de abril (sextas, após seção que tem início às 21h)
Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Temporada: quinta, sexta e sábado (21h) e Domingos (20h) – Até 20/04
Rua Teodoro Baima, 94, Consolação – tel: (11) 3256-9463
Ingressos: R$ 10,00 (¹/2 entrada: R$ 5,00) - Duração: 120 min - Gênero: Drama

Os convidados:

3 de abril:

Basílio (João Roberto Basílio) - O ex-meia do Corinthians é conhecido como Pé de Anjo por ter feito o gol que garantiu a conquista do Campeonato Paulista, de 1977, encerrando o longo período sem títulos do Timão. Começou sua carreira na Portuguesa e foi para o Corinthians em 1975, para conquistar duas vezes o Campeonato Paulista (1977 e 1979). Encerrou sua carreira no Taubaté, em 1981, e teve várias passagens como técnico do Parque São Jorge. Como membro da Cooperativa Craques de Sempre, integra o projeto Mais Esporte da Prefeitura de São Paulo.

Toninho Cecílio (Antonio Jorge Cecílio Sobrinho) - O ex-zagueiro do Palmeiras iniciou sua carreira, em 1984, nos juvenis do clube. Em 1986, foi para a zaga do time principal onde ficou até 1992, sendo por vários anos capitão do time. Jogou no Botafogo, Cruzeiro e Cerezo Osaka, no Japão. Foi presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo, tendo uma atuação decisiva na elaboração e aprovação da Lei do Passe. A partir de 2004, tornou-se dirigente esportivo na Portuguesa Santista e no Fortaleza. Desde 2007, voltou ao Palmeiras para ocupar a Gerência de Futebol.

Carlos Cereto – É jornalista atuante na imprensa esportiva, há 14 anos. Como radialista esportivo, trabalhou em emissoras de Campinas e nas rádios Globo e Record. Há sete anos, trabalha no canal Sportv e, atualmente, é comentarista do programa Arena Sportv e repórter da Rádio Globo.

Sílvio Luiz - É jornalista, repórter e locutor esportivo, há 57 anos. Trabalhou na TV Paulista, Rádio Bandeirantes, TV Excelsior, TV Record (onde também foi diretor de programação) e TV Bandeirantes. Atualmente, é narrador esportivo da Bandsports. É dono de uma voz potente e de um estilo irreverente e inconfundível de narração. Chamando a bola de “criança”, cunhou vários bordões inesquecíveis como “Olho no lance !!” e “Pelas barbas do profeta !!”.

Ary Toledo - É ator, diretor, cantor, compositor e humorista, há quase 50 anos, e um dos artistas mais populares do Brasil. Começou sua vida artística no Teatro de Arena, em 1960, na peça Revolução na América do Sul, de Augusto Boal e direção de José Renato. Sua trajetória esteve ligada por muito tempo ao teatro. Como ator e músico ele trabalhou nas peças A Mandrágora e Os Fuzis da Senhora Carrar. Entre 1965 e 1967, participou de vários programas musicais da TV Record, projetando-se como cantor com a canção Pau de Arara, de Carlos Lyra e Vinícius de Morais. Tendo como parceiros Boal e Guarnieri, em 1966, estreou no Teatro de Arena a peça A Criação do Mundo Segundo Ary Toledo, que ficou em cartaz por 4 anos. Ao lado de Chico de Assis, compôs diversas músicas e escreveu textos teatrais, encenados no Arena até meados dos anos 70. Nos últimos anos, tem se dedicado à direção de peças, à composição musical e à atuação em shows e programas humorísticos .

10 de abril:

Wladimir (Wladimir Rodrigues dos Santos) - Ex-lateral do Corinthians, é um recordista em jogos com a camisa do Timão. Começou a jogar nas categorias de base do clube, firmando-se como titular absoluto da camisa 4, em 1973. Conquistou o histórico Campeonato Paulista de 1977, quando o Corinthians encerrou seu longo jejum de títulos. Foi um dos líderes da Democracia Corinthiana. Conquistou mais três vezes o Campeonato Paulista (1979, 1982 e 1983). Foi Secretário de Esportes de Diadema.

Alberto Helena Jr. - É jornalista há 50 anos. Foi colunista do Jornal da Tarde e da Folha de São Paulo. Dirigiu e comandou o Show da Noite (Rede Record) e Na Linha do Gol (TV Gazeta). Atualmente, é colunista do Diário de São Paulo. Tem um blog no IG e é comentarista da SporTV. Também foi crítico de música popular. É autor de vários livros, entre eles: Palmeiras, a Eterna Academia (DBA-2003), O Último Dinossauro – Cassius Clay (Editora Três) e Rogério Ceni - o Goleiro Artilheiro na Linha do Gol, a ser lançado pela DBA.

André Rizek - Com apenas 34 anos, já foi repórter especial do Lance, do Jornal da Tarde e das revistas Veja e Placar. Foi também editor da revista Playboy. Atualmente, é comentarista e editor–chefe do canal SportTV, em são Paulo.

Fernando Solera - Começou na Rádio Difusora, em 1957, como repórter de campo. Foi narrador e diretor de esportes da Rede Bandeirantes, onde trabalhou durante 25 anos. Desde 1989, integra a equipe de comentaristas e narradores da Rede Gazeta onde, aos domingos, participa do programa Mesa Redonda.

Etty Frazer - É atriz de teatro, cinema e televisão, há 50 anos. É uma das fundadoras do Teatro Oficina, onde estreou profissionalmente na peça A Incubadeira, em 1959. José Celso Martinez Corrêa também a dirigiu em espetáculos memoráveis como Pequenos Burgueses (1964) e O Rei da Vela (1967). Em 1968, no Teatro de Arena, foi dirigida por Augusto Boal na peça Mac Bird, de Barbara Garson.

17 de abril:

Ademir da Guia - O ex-meia do Palmeiras é o maior ídolo da história do Verdão. Filho de Domingos da Guia (grande zagueiro da Seleção Brasileira de 1938), o Divino foi um dos maiores meiocampistas do futebol brasileiro. Começou sua carreira no Bangu-RJ e veio para o Palmeiras, em 1961. Jogando no clube até 1977, conquistou o Campeonato Paulista (1963, 1966, 1972,1974 e 1976), o Bi-Campeonato Brasileiro (1972/1973), a Taça Roberto Gomes Pedrosa (1967 e 1969), o Torneio Rio-São Paulo (1965) e a Taça do Brasil (1967). Pela Seleção Brasileira, disputou a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. Em 2004, foi eleito vereador por São Paulo.

Vampeta (Marcos Batista Santos) - Começou a jogar futebol no Vitória–Ba, em 1990. No PSV-Eindhoven, foi campeão nacional, em 1997, e considerado o melhor volante do campeonato holandês. A partir de 1998, jogando pelo Corinthians, conquistou o campeonato Paulista (1999 e 2003), Brasileiro (1998 e 1999), Copa do Brasil (2002), Torneio Rio-São Paulo (2003) e o Mundial da FIFA (2000). Atuando na Seleção Brasileira, conquistou a Copa América, em 1999, e a Copa do Mundo, em 2002. Encerrou sua carreira de jogador em 2008, no Juventus.

Cleber Machado - Começou sua carreira de locutor esportivo, em 1979, nas rádios Bandeirantes e Tupi. Em 1980, foi para a Rádio Globo, integrando a equipe esportiva de Osmar Santos. Na televisão, começou na TV Gazeta. Em 1988, foi para a Rede Globo e, desde então, cobre e narra os mais importantes eventos esportivos do mundo (Copas do Mundo, Fórmula 1, campeonatos de futebol etc). É apresentador do programa Arena SportTV.

Mauro Beting - É jornalista, há 20 anos. Como colunista esportivo, começou na Folha da Tarde. Desde 2006, escreve um blog no Lancenet e colunas semanais no Lance, no portal Yahoo, no Futeboleuropeu.com, na Cidade do Futebol e na revista Trivela. É comentarista de rádio desde 1991. Está na Rede Bandeirantes, desde 2003, sendo apresentador de dois programas no Bandsports e de outro na TV Esporte Interativo.

Chico de Assis - É ator, diretor, roteirista, dramaturgo e compositor popular. Em 1958, tornou-se ator do Teatro de Arena, onde, sob a direção de Augusto Boal ou José Renato, participou de montagens memoráveis como Eles Não Usam Black-Tie, Chapetuba F.C. e Gente Como a Gente. Foi um dos fundadores do Centro Popular de Cultura-CPC, da UNE. É autor de várias peças, destacando-se O Testamento do Cangaceiro, dirigida por Augusto Boal (1961), Missa Leiga, dirigida por Ademar Guerra (1972), e Xandú Quaresma, dirigida por Adriano Stuart (1985). Desde 1989, tem coordenado cursos de dramaturgia e interpretação. Ministrou o Seminário de Dramaturgia do Arena, por 18 anos consecutivos.


Maiores Informações - Eliane Verbena
Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário: